quarta-feira, 27 de março de 2013

CAMPUS AVANÇADO PREFEITO WALTER DE SÁ LEITÃO


CAMPUS  AVANÇADO DE ASSU
Os estudantes do Assu que concluíam o segundo grau e não dispunham de condições financeiras para residirem em outras cidades, como Mossoró e Natal enfrentavam sérias dificuldades para cursarem a universidade. Alguns (numa árdua batalha) se deslocavam, diariamente para Mossoró, nos mais diversos tipos de veículos, para realizarem o sonho de concluir um curso de nível superior.
    Graças aos esforços de muitos assuenses e a determinação do então prefeito Walter de Sá Leitão, foi possível trazer para o município o Campus Avançado da então Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN – com o intuito de atender aos estudantes do Assu e das cidades adjacentes.
     A luta não foi fácil. Faltavam professores qualificados para suprirem as necessidades do Campus. O espaço físico teve que ser providenciado pelo poder público, paróquia e sociedade civil organizada.
   No dia 16 de outubro de 1974 foi definitivamente inaugurado o Campus Avançado do Assu oferecendo vagas para o vestibular dos cursos de:  HISTÓRIA, PEDAGOGIA, LETRAS, SERVIÇO SOCIAL e ECONOMIA.
  Após o falecimento do prefeito Walter de Sá Leitão, em reconhecimento pelo seu esforço e dedicação na luta para a vida deste estabelecimento para a cidade, foi o aludido Campus da Fundação Universidade, denominado de CAMPUS AVANÇADO PREFEITO WALTER DE SÁ LEITÃO.
    O primeiro Coordenador foi o senhor  BENVENUTO GONÇALVES NETO que ao lado de abnegados profissionais da área conseguiram fazer funcionar, de forma satisfatória, este Campus que ao longo de sua história tem contribuído na formação dos assuenses e de tantos outros potiguares e de até de outros Estados que por ele passaram.
    No dia 8 de janeiro de 1987, o então Governador Radir Pereira, através da Lei nº 5.546, e o prefeito de Mossoró Jerônimo Dix-huit Rosado Maia, através do Decreto nº 518-87, respaldados pelo Poder Legislativo e municipal, respectivamente, em Mossoró, transferiram a Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – UFRN à Administração Pública Estadual (Souza, 2001; 79-80).
     Diante desta nova estrutura, a unidade do Assu passou a ser denominada de CAMPUS AVANÇADO PREFEITO WALTER DE SÁ LEITÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE.
FONTE – ASSU DOS JANDUÍS AO SESQUECENTENÁRIO, DE IVAN PINHEIRO

Sem comentários:

Enviar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 17 BLOGS E 1483 LINKS

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Acerca de mim

A minha foto
SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO, BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ